quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Antiga estação Férrea Nova Vicenza.

No ano de 1910 foi inaugurada a ferrovia que ligava a cidade de Montenegro ao centro da cidade Caxias do Sul, para isso foi necessário que a estrada de ferro cortasse um pequeno vilarejo da serra gaúcha, que até o presente momento era distrito de Caxias do Sul. Devido ao fluxo de pessoas e aumento do movimento econômico no distrito, surgiu a necessidade da construção de uma estação de trem nesta localidade, que foi chamada de "Nova Vicenza". Anos mais tarde, devido ao progresso trazido pela linha férrea, neste local começou ocorrer a expansão de um novo núcleo habitacional, que nos anos seguintes prosperou e tornou-se o município de Farroupilha.

Atualmente a Estação Férrea é um dos pontos turísticos mais esquecidos do município de Farroupilha. Eu mesmo, morador dessa cidade, poucas vezes parei para visitar o lugar, além dessa ter sido a primeira vez que   fotografei a Estação Férrea. Diariamente vejo bêbados jogados pelos bancos da estação, além de ter se tornado um ponto de prostituição nas noites da cidade.

Apesar de ser um prédio que faz parte da história da serra gaúcha, o descaso com o cuidado da estação é uma preocupação muito grande para mim. As pichações são bastante comuns nas paredes e os banheiros públicos em anexo ao prédio, tiveram que ser lacrados, para que dentro deles não ocorressem mais atos de vandalismo e nem se tornassem um abrigo aos moradores de rua.

Uma curiosidade sobre a Estação é que durante alguns anos os letreiros da parede lateral traziam o nome atual de Farroupilha, até que na última restauração do prédio os escritos originais da estação foram repintados, mostrando o primeiro nome da localidade serrana, Nova Vicenza.

8 comentários:

  1. O engraçado é que a antiga Estação Ferroviária faz parte do Inventário do Patrimônio Cultural Material de Farroupilha, e, no entanto está abandonada.
    A construção da estação foi um marco importante na história de Farroupilha, é triste vê-la "abandonada" pelos Farroupilhenses, sem utilidade, e julgada como um simples prédio velho por algumas pessoas.
    Sem dúvida esse local guarda muitas memórias de uma senhora Farroupilha que nascia a partir de suas paredes.
    Há muitas décadas atrás era o lugar mais movimentado da cidade, hoje é o mais deserto.
    Aos redores da estação o comércio crescia, gerava empregos e abrigava novos sonhos, quantas pessoas vieram trabalhar e morar as margens da estação almejando construir toda uma vida. Fico imaginando quantos trens de carga chegavam e partiam todos os dias, quantas pessoas tinham o previlegio de se deslocar de um lugar ao outro nos trens de passeio, quantos casais se conheceram nos domingos de tarde, passeando pela estação...é triste saber que hoje ela não tem utilidade nenhuma.
    Mas ainda tenho fé que algum dia ela voltará a funcionar, como parte de uma rota turística da região. Aí poderemos vê-la movimentada de pessoas e de sonhos novamente.

    ResponderExcluir
  2. A prefeitura tinha que utilizar melhor esse espaço, atualmente o único momento em que ele é movimentado é durante as feiras- livres dos produtores, que é feita no estacionamento atrás dele.

    ResponderExcluir
  3. pois é a estação poderia ser muito mais aproveitada, transformada em ponto turistico, com praça e local para eventos, afinal ali foi criado o Largo Carlos Fetter, que deveria ser revitalizado e virar um espaço cultural... pura falação como sempre!

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=EdauQs2tCgY&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  5. oi gostaria que vocês CURTISSEM minha música ESTAÇÃO VELHA....DEDICADA A TODOS QUE VIVERAM AO BOM TEMPO DOS TRENS A FOGO...http://www.youtube.com/watch?v=EdauQs2tCgY&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  6. Lamentável ver o estado de abandono do prédio.

    ResponderExcluir
  7. A estação é apenas mais ponto turìstico que Farroupilha abandona, é triste que uma cidade tão bonita e com tanto potencial turístico, não invista nesta área.
    Farroupilha tem que preservar a sua história!!

    ResponderExcluir
  8. Isso e coisa de politico, cultura nao da voto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...