quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Nova Roma do Sul

A pequena e linda Nova Roma é mais uma cidade serrana de imigração italiana e encanta pelas belezas naturais e construções históricas. Para chegar até a cidade é meio complicado, o único caminho por terra que descobri foi via Farroupilha, onde a estrada é muito bonita e perigosa, cheia de curvas e costeando o Rio das Antas. Sei que também é possível chegar até lá indo por Pinto Bandeira ou por Nova Pádua, mas, nestes trajetos é necessário atravessar com uma balsa.

A ponte de ferro é o cartão de visita de Nova Roma e liga a cidade ao município de Farroupilha, as obras sobre o Rio das Antas foram iniciadas no ano de 1928, durante o governo do então presidente Getúlio Vargas, porém, a inauguração ocorreu somente 17 anos depois.

O prédio da Prefeitura Municipal apesar de bonito, não harmoniza com as demais construções da cidade. Sua arquitetura moderna acaba fazendo com que ele pareça  que não faz parte daquele lugar, cheio de casas antigas.

Igreja de São Pedro e São Paulo, impõe-se acima da praça que neste dia estava sendo usada pelos moradores para tomar um chimarrão bem despreocupados e com a calma própria de uma cidade do interior. A igreja é construída em estilo romano e dentro é inteiramente decorada por afrescos.

O casarão acima abriga a Biblioteca Pública Municipal, é uma típica casa do século passado, as paredes do porão são construídas com blocos de basalto, enquanto os demais pavimentos são feitos com cerne de pinheiro. No porão do casarão tem uma cantina que vende lembrancinhas da cidade, panos de prato pintados a mão, cartões postais, e muitas delícias da culinária italiana e o preço? Muito barato mesmo!


PS: Os créditos pelas fotos vão para meu companheiro de viagens Tiago Pereira Silva.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...