domingo, 10 de abril de 2011

Capela São José

O post de hoje é um daqueles passeios que fazemos e voltamos para casa muito preocupados  e decepcionados. Não decepcionados pela beleza do lugar ou pela história que esse lugarzinho tem para nos mostrar... a decepção é pela falta de cuidados com o patrimônio histórico do município. Localizada na Linha São José, no 4º distrito de Farroupilha, a capela sofre com o descaso, precisa de reformas na sua estrutura para que não venha a ruir e possa voltar a ser um atrativo turístico do interior da cidade.



A igreja (segundo fontes não oficiais) é a primeira construção de alvenaria da região e a primeira paróquia de Farroupilha. A base de sustentação da igreja é feita de pedras basálticas, com as paredes totalmente em tijolos. O campanário foi construído separado da capela.


No interior da capela podemos constatar a situação da abandono que a igreja enfrenta. Os bancos de madeira ainda estão enfileirados como se a próxima missa estivesse apenas esperando o badalar do sino. Os afrescos nas paredes e teto são apenas os remanescentes da decoração. Parte das paredes já começaram a ruir e desmoronar, por isso  a lateral e os fundos da igreja estão protegidos para que os visitantes não se aproximem. Uma cena lamentável e capaz de entristecer qualquer apaixonado pela história, arquitetura e religião. Não deixem de conhecer este lugarzinho o quanto antes, pois apesar de ser um marco da história religiosa e arquitetônica da Serra Gaúcha, não sabemos até quando ele vai existir.

7 comentários:

  1. É bem decepcionante, ainda meis pra quem gosta de lugarzinhos históricos, mas infelizmente muitos municipios pecam neste quesito. Fico na torcida para que a prefeitura de Farroupilha se de conta da importancia deste local.
    Parabéns pelos posts, são maravilosos!!
    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Nossa essa Igreja é muito linda, pena que está mal conservada, porém vale a pena conhecer esse local histórico!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, Rui! Agora vou acompanhar sempre.
    Se estiver precisando de uma colaboradora tenho um acervo bem interessante de fotos de desses lugarzinhos históricos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Morgana! Fico feliz que tenha se interessado pelo blog, sempre que quiser visitar ou trazer alguma colaboração fique a vontade. Beijo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog. Se outras pessoas demonstrassem interesse pela cultura, nossos atrativos naturais e históricos não aconteceriam coisas como essas uma degradação com o patrimônio Histórico.

    ResponderExcluir
  6. e falta de cuidado de ambas as partes tanto da populaçao quanto do moradores, vamos cuidar mais

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...