domingo, 13 de março de 2011

Vinícola Aurora.

Depois de duas semanas bastante turbulentas estou de volta ao blog. Passei por alguns dias bem atarefado, emprego novo, início das aulas da faculdade, por isso tive que deixar o blog um pouco de lado, mas agora volto com força total. Os passeios nos finais de semana continuaram a todo vapor. Sem mais delongas (confesso que sempre quis usar essa palavra), vamos para o lugarzinho de hoje!

Período de safra da uva na serra gaúcha é uma ótima oportunidade pra visitar a maior vinícola do país, a Vinícola Aurora de Bento Gonçalves. A Aurora em 1960 foi a primeira vinícola a criar uma central de visitantes, se abrindo para receber mais de 150mil turistas todos os anos.


A vantagem que esta vinícola leva em relação as outras da mesma cidade é a localização. A construção bem próxima ao centro da cidade de Bento Gonçalves facilita muito o acesso dos turistas, além desta facilidade a Autora abre as portas de segunda à sábado das 8:15 às 17:15 e nos domingos das 8:30 às 11:30 sem precisar agendar, é só chegar na recepção e seguir os guias pelo interior da vinícola. O passeio é gratuito.



Existem vários pontos para se conhecer dentro da vinícola, entre eles está o Corredor das Bandeiras onde estão expostas as primeiras pipas utilizadas para envelhecimento do vinho com as bandeiras de todos os países em que os vinhos da Aurora são consumidos. O turista acaba conhecendo muito dos métodos de elaboração de vinhos e da história do vinho na Serra Gaúcha, se encantando com os barris de carvalho utilizados para alguns tipos específicos de vinhos, com as estátuas do deus do vinho e a pequena "capela" instalada no interior de uma pipa.


A visitação chega ao final na Cave di Bacco, que é o local onde é feita a degustação dos produtos, são vinhos, espumantes e sucos deliciosos, em especial o suco de uva branca, pra mim foi o ponto alto da visita.


Após o passeio vale a pena passar no varejo para levar algumas garrafas para casa, tudo com um preço bem mais acessível do que em outros lugares. Para quem não conhece, a Aurora é a responsável por marcas muito bem conceituadas como por exemplo Conde de Foucald, Keep Coller, Marcus James, Casa de Bento, entre outras.

Depois do passeio que dura cerca de uma hora, um pouco mais, é bacana aproveitar e visitar outros pontos turísticos da cidade que são no máximo a 3 quarteirões de distância, perto dali temos a Maria Fumaça e o Epopeia Italiana.

3 comentários:

  1. Delicioso mesmo, chego a sentir água na boca só de lembrar do cheiro da uva!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,Rui:
    Sou da terra da Aurora e fiquei surpresa e maravilhada com o lugarzinho que vc escolheu nesse verão.
    Meu "nonno" foi quem construiu as primeiras pipas para a Aurora.
    Abs
    Janete
    Ádorei as fotos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário Janete, realmente foi um lugarzinho que me deixou encantado. Depois de conhecer esse lugarzinho passei a beber mais vinho do que bebia antes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...