quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Um túnel de trem na margem do Rio das Antas.

 Localizado no Vale do Rio das Antas o túnel  foi construído por volta de 1967 para que pudesse ser o caminho do Trem do Vinho que levava mercadorias e passageiros pela região dos vinhedos na Serra Gaúcha. O túnel é um ponto pouco conhecido pela população serrana. Para chegar até o túnel é muito fácil, basta pegar uma rua a esquerda,  única estrada antes da ponte Ernesto Dornelles, porém, o caminho até o local não tem nenhum tipo de sinalização indicando a existência do túnel. Os trilhos estão com um aspecto de abandono, mas não sei dizer se o trem neste trecho ainda circula, ou se está desativado. Por isso o visitante deve tomar cuidado enquanto estiver conhecendo o lugar. Bem perto do túnel tem uma banca que vende o melhor caldo de cana com limão da serra, além de vender todo o tipo de produtos coloniais. Vale a parada para apreciar a vista do Rio e degustar os produtos.



4 comentários:

  1. Olá, bacana as suas fotos!
    Porém gostaria de fazer algumas observações.
    Faltou você mencionar, a rua onde se entra fica à direita de quem vem no sentido Veranópolis a Bento. Se for de Bento a Veranópolis, a rua fica à esquerda.
    Sim, os trens circulam por ali, aliás o tráfego é muito intenso, tem dias que passam de 7 a 8 composições de mais de 80 vagões.
    Por essa linha nunca circularam passageiros. O trem turístico que antigamente chegava até a estação Jaboticaba, utilizava outra linha. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e vc sabe em que horários os trens passam? ou sabe onde posso me informar?

      Excluir
  2. Obrigado pelas observações. Realmente esqueci de escrever que fica a direita de quem vai no sentido Bento-Veranópolis. Já na questão do transporte de passageiros, essa foi a informação que obtive no arquivo digital da VFRGS.

    ResponderExcluir
  3. agora vim pra complicar mais um pouco, antes ou depois da ponte quem vai de bento pra veranópolis? Vendo o mapa é claro que é depois....estou certo??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...