segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A terra dos Cânions.

Cambará do Sul está localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 980 metros é uma das cidades de maior altitude no estado. Sou um admirador das araucárias (pra quem não conhece, são aqueles pinheiros com a copa enorme), logo na estrada de acesso à cidade encontramos o pórtico rodeado por essas árvores, a região dos Campos de Cima da Serra abriga uma enorme quantidade dessa espécie que é protegida por lei.


Cambará é conhecida por ser a terra dos cânions, na cidade encontra-se o Parque Nacional Aparados da Serra, o qual fazem partes o Cânion Fortaleza, Itaimbézinho, Pedra do Segredo, e diversos outros pontos naturais que encantam todo mundo que chega ao local.


A formação dos cânions ocorreu devido aos enormes derramamentos de lava na parte sul do Brasil, no período da divisão do super continente Pangéa, essa divisão que levou milhões de anos ocasionou rachaduras  que deram origens aos atuais cânions.


O período ideal para visitar os cânios é de outubro até abril, o período mais quente do ano, pois nesse período o aparecimento de neblina é menor. Durante a minha visita não dei muita sorte, pois apareceu cerração e prejudicou minha visão dos cânions, por isso tive que pegar algumas fotos da visita de minha irmã até lá, para que vocês pudessem ver os detalhes do parque.


Nessas imagens podemos ver os paredões do Cânion do Itaimbézinho, que é o mais próximo da sede do parque, o trajeto interno tem que ser feito a pé ou de bicicleta, por meio de trilhas.


O Itaimbézinho tem profundidade de até 720 metros e marca a divisa do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e é considerado um dos maiores do país. O Parque Nacional A parados da Serra é com certeza um dos lugares mais lindos dos Campos de Cima da Serra e de todo o Estado, quem decide conhecer o Rio Grande do Sul tem que obrigatoriamente reservar um tempo pra conhecer esse lugar.

4 comentários:

  1. O parque é mesmo encantador, só gostaria de avisar aos futuros visitantes que devem levar o lanche, pois no local não possui venda de alimentos. O parque é muito bem sinalizado e possui uma ótima estrutura!! bjooooooooo

    ResponderExcluir
  2. eu tbm sou uma grande admiradora das araucárias, fiquei tao feliz quando fui p/aí pois finalmente as pude ver sem ser em livros de geografia! :]
    Camambrá do Sul é belíssimo, pena que ñ conheci, mas na próxima ida ao sul com toda certeza irei visitar esses cânions gaúchos!

    veri

    ResponderExcluir
  3. Veri, você vai gostar muito do lugar,ainda mais q sei que tu gosta de fotografia, as fotos de lá saem lindas sem o menos esforço, qualquer lado que tu foca a câmera sai bom. hehhehe

    ResponderExcluir
  4. Anne, bem lembrado, no Parque não tem onde comprar lanche, tem que levar algo junto, principalmente água, porque na caminhada da sede.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...