sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nova Milano - Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Nova Milano é o 4º distrito de Farroupilha, está localizado na saída da cidade em direção a capital do Estado, às margens da RS 122. O distrito é conhecido por ter sido o marco inicial na colonização italiana no Estado, por isso a cada dois anos sedia o ENTRAI (Encontro das Tradições Italianas), uma festa típica do município, onde são resgatadas as raízes dos imigrantes que ali se instalaram.
O local conta com uma grande quantidade de casas antigas, as construções são em estilo colonial italiano, em sua maioria conservadas. Todas as vezes que visito Nova Milano eu volto para casa com aquela sensação de ter feito uma visita ao passado, um passeio pelas minhas próprias origens. A imagem acima foi tirada do alto da torre da igreja pela Geógrafa Gabriele Mauri, que frequenta o blog e enviou diversas imagens do local visto de cima. Na foto, apenas uma parte do distrito está visível.
Na praça podemos ver uma réplica dos passaportes das 3 primeiras famílias de imigrantes, os Radaelli, Sperafico e Crippa. A parte histórica de Nova Milano pode ser vista também na Gôndola Veneziana já comentada aqui no blog, que está exposta no centro da praça.

A Igreja de Santa Helena da Cruz conta com um campanário e arquiteturas típicas. Do alto da torre podemos observar todo o distrito. Nova Milano guarda consigo uma importante parte da história da serra gaúcha. Fui fazer uma visita ao cemitério da localidade também, para conhecer o túmulo dos primeiros imigrantes, mas não consegui encontrá-los. Em outra oportunidade volto a Nova Milano para um chimarrão num domingo a tarde e aproveito visitar as casas antigas e descobrir um pouco mais sobre elas. O distrito conta ainda com o Parque da Imigração Italiana, que diferente do resto do lugar, encontra-se totalmente abandonado. No local do parque há o projeto para a construção do "Nova Itália", uma parque temático de iniciativa privada, que promete alavancar o turismo da região.

14 comentários:

  1. Bah!!!
    adorei... tenho que conhecer na proxima!

    ResponderExcluir
  2. Nova Milano é a história viva da imigração italiana.

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho e morar em Nova MIlano..

    ResponderExcluir
  4. Aí em Nova Milano tem muitos descendentes da família Lazzari. Tem algum descendente de Motta Baluffi, Cremona, Lonbardia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho conhecimento d q a família Lazzari existe nessa comunidade desde 1700.....se alguém tiver interesse em conversar comigo, deixe um contato aqui.

      Excluir
    2. Oi eu sou da familia Lazzari hoje moro em São Joaquim SC mas queria muito saber sobre meus descendentes. Se tiver interesse entrar em contato pelo mirelefabio@yahoo.com.br... Obrigado.

      Excluir
    3. Se algum Lazzari ou conhecedor da familia puder entrar em contato comigo, agradeço. marlos.lazzari@gmail.com

      Excluir
  5. ADOREI, CIDADE LINDA.
    SOU DA FAMILIA GRIPA, ERA ORIGINAL CRIPPA.
    MINHA FAMILIA ORIGEM É DE MONZA DO MILÃO. SOU NATURAL EM BRUSQUE DE SANTA CATARINA. TENHO CONHECIMENTO ORIGEM DA MINHA FAMILIA VIERAM DA ITALIA.

    ABBRACCIO!

    ResponderExcluir
  6. Há algum registro da família Gandolfi ou Gandolfo na cidade de Nova Milano?
    No registro do arquivo histórico do RS consta um Emilio José Gandolfi como noivo de Disola Burrati em 01/01/1904 mas nas certidões de casamento do meu trisavô consta como pais Emilio Gandolfi e Disolina Buratti, gostaria de saber o porque se sao as mesmas pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Adorei conhecer Nova Milano ,onde meu tataravô Stefano Crippa iniciou a colonização italiana ,sou bisneta de Catarina Crippa e tenho feito nos últimos anos a árvore genealógica da família ,nós temos encontros de família anualmente e se alguém tiver mais dados pode entrar em contato pelo email arqjanice@hotmail.com ,moro em NH ,Janice Teresinha Vingert do Amaral .Este ano no dia 25 de maio fará 14o anos da imigração italiana,nós descendentes precisamos comemorar.Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Nova milano é incrível, um lugar mágico! Vocês já experimentaram o melhor rodízio de massas e filés da cidade!? Fica lá mesmo, é o Bistro Milano. O bistro fica bem na avenida principal, é uma construção antiga e o dono mudou pouca coisa do seu interior, antigamente era um hotel, hoje é um belo restaurante com comida magnífica. Deixo a dica como ótima opção para um jantar romântico ou um domingo em família!

    ResponderExcluir
  9. Existe Gandolfi nos arredores de Nova Milano. São as mesmas pessoas, foi traduzido quando chegaram ao Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Passei doze dias na casa da familia Arossi. Meu amigo Adelar Arossi me proporcionou isso. Casa linda. Conheci boa parte da Serra. Muito bom

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...